Médico explica que não se deve puxar a língua em caso de convulsão
Medida foi sugerida por um dos participantes quando Henri Castelli passou mal no BBB 26
Os dois episódios de convulsão de Henri Castelli no Big Brother Brasil movimentaram as redes sociais nesta quarta (14). Entre os assuntos debatidos estão o que pode ter causado e o que fazer em casos similares, por isso VEJA RIO conversou com um neurologista para esclarecer as dúvidas.
Logo na primeira vez em que o ator passou mal um dos participantes falou para que puxassem a língua. Um erro comumente repetido por muitas pessoas mas que coloca quem está socorrendo em risco.
“Não coloco a mão dentro da boca da pessoa. Tem um história de que vai segurar a língua. Se acontecer uma crise convulsiva a mandíbula pode travar de tal forma que arranca um dedo de quem for ajudar”, explica Rogerio Pfaltzgraff Lima, Neurologista do Hospital São Lucas Copacabana.
+ Como está o estado de saúde de Henri Castelli depois de convulsão
O especialista explica ainda que não se deve colocar nenhum objeto, pois há risco que quebrar os dentes. Destaca também que é comum durante a crise que o paciente machuque a língua, mas não costuma ser grave.
Rogério indica o que deve ser feito nesses casos. Além de chamar assistência médica, a principal preocupação deve ser evitar o traumatismo craniano. Para que o paciente não bata a cabeça o recomendado é colocar uma almofada ou a coxa como apoio. Depois é importante virar o paciente de lado para que caso ele vomite não tenha broncoaspiração.
+ Por quê Ana Maria Braga chamou participante de “Jonas 22”?
Também questionamos se o fato de Henri estar numa prova de resistência pode ter ajudado. “Mesmo quem nunca teve pode ter uma crise convulsiva se as condições forem propícias”, explicou. O médico citou desidratação, hipoglicemia e privação do sono como fatores que podem favorecer o surgimento do quadro.





