Vinícola Guaspari recebe chef Jefferson Rueda para almoços, em agosto
Visitantes poderm desfrutar de café da manhã, passeio pelos vinhedos, degustação do azeite Guaspari e menu harmonizado de quatro tempos
Passei um belo dia na vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, a 200km da capital paulistana, em plena Serra da Mantiqueira. A história da família Guaspari, original da Itália, começa em 2001, quando fincou as raízes em uma antiga fazenda de café do século XIX, com condições favoráveis à vitivinicultura. Mais de 20 anos depois, nas duas fazendas de 50 hectares são produzidos alguns dos melhores vinhos da América do Sul. A vinícola nos arredores de São Paulo é aberta à visitação e conta com diferentes tipos de tours com degustações, sendo que as novidades agora são a inauguração da Casa Guaspari, espaço para eventos para até 300 pessoas, e a reabertura do simpático wine bar, com direito à lojinha. Além disso, a Guaspari vai oferecer nos fins de semana de agosto almoços elaborados pela equipe d’A Casa do Porco, eleito o quarto melhor restaurante da América Latina. E foi este o motivo da minha visita: conhecer o novo espaço e provar o famoso Porco San Zé, servido diariamente no centro de São Paulo, no restaurante de uma estrela Michelin, desta vez nos arredores da capital.
O evento foi cuidadosamente planejado para celebrar os 150 anos da imigração italiana ao Brasil, juntamente com o encerramento da vindima de 2024. A experiência tem início com um café da manhã típico de fazenda, seguido por um tour pelo vinhedo, que dá aos participantes a oportunidade de observar de perto o manejo e a tecnologia da dupla poda, técnica utilizada na vinícola para a transferência da safra para o inverno. Em seguida, ocorre a tradicional colheita simbólica, seguida de um brinde com o Guaspari Syrah Vista do Chá 2017. Ainda foi possível degustar o premiado azeite de produção própria. Logo depois, os visitantes são convidados a explorar as etapas de produção dos vinhos na área industrial, onde estão localizados os tanques, barricas e a cave de garrafas.
Para finalizar o passeio, os participantes são agraciados com um almoço cuidadosamente preparado pela equipe d’A Casa do Porco, na Casa Guaspari, com um cardápio renomado de comida ítalo-caipira. O menu inclui seis pratos principais, todos cuidadosamente harmonizados com vinhos selecionados, seguidos de uma deliciosa sobremesa que pode ser acompanhada pelo Café Especial Microlote ou pelo Chá Guaspari. Desde minis sanduíches até tartare, todos os pratos têm como protagonista o porco caipira, criado pelo próprio chef em São José do Rio Pardo. Destaque para o clássico Porco San Zé, assado lentamente por seis a oito horas para garantir uma pele crocante e uma carne suculenta que derrete na boca.
Lembrando que a propriedade também possui 23 hectares de café. As duas culturas prosperam juntas, transformando a Guaspari em símbolo de pioneirismo no Brasil ao cultivar o café e a uva em um mesmo terroir. Além disso, toda colheita, realizada de forma manual, mantém a tradição da produção dos cafés especiais de altitude.
Ao longo destes anos, a vinícola nos arredores de São Paulo acumulou diversos prêmios, como, por exemplo, na edição do Guia Descorchados de 2019! O vinho Guaspari Viognier Vista do Bosque 2016 foi nomeado como “Melhor branco do Brasil”. Já o vinho Syrah Vista do Chá 2012, foi eleito o 8º melhor vinho do ano no ranking mundial “Top 100 vinhos” da revista Prazeres da Mesa. Certamente frutos de um trabalho de excelência, e motivo de orgulho para nós, brasileiros, por termos um produto nosso nos pódios!
As reservas podem ser feitas pelo site da Guaspari e a Visita da Vindima com menu do chef Jefferson Rueda custa R$980 por pessoa.
Renata Araújo é jornalista, editora do site de turismo e gastronomia You Must Go! e da página do instagram @youmustgoblog