Todos os interessados em pensar projetos para os 450 anos do Rio de Janeiro devem dar uma olhada na experiência de quase 50 anos atrás, quando a cidade comemorou seus 400 anos. No IV Centenário, a cidade se mobilizou de uma forma empolgante e a marca criada pelo designer Aloísio Magalhães até hoje se faz presente na cidade, como mostrou o amigo Lula Branco Martins em sua Histórias Cariocas e como se pode ver na galeria de fotos aqui.
Para relembrar a experiência do IV Centenário, o Comitê Rio450 e o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade realizam o seminário “Memórias do IV Centenário”, amanhã, a partir de 9h30, no Museu de Arte do Rio. O Comitê Rio450, do qual faço parte com muito orgulho, convidou um time de feras do meio acadêmico para revistar o ano de 1965 e eu terei o prazer de entrevistar uma nobre carioca, Solange Medina, a Rainha do IV Centenário.
Confira a programação completa abaixo. Para se inscrever, tem que mandar um e-mail para eventos.rio450@gmail.com.
Seminário Memórias do IV Centenário, no Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5/ 5º andar
Terça (10), 9h30. Grátis (inscrições pelo e-mail eventos.rio450@gmail.com)
9h30- Café de boas vindas
10h- Bate-papo com a Rainha do IV Centenário, Solange Medina
11h O Rio do IV Centenário: contexto político-social, mediação de Marcelo Calero (Comitê Rio450) | Debatedores: Cybelle de Ipanema (IHGB), Marly Motta (CPDOC/FGV) e Paulo Knauss (UFF)
12h30 Intervalo para almoço
14h Cultura, Moda e Costumes Cariocas em 1965, mediação de Rosa Maria Barboza de Araujo (MIS) | Debatedores: Luiz Antonio Simas, Luiza Marcier (PUC-Rio) e Edmilson Rodrigues (PUC-Rio e UERJ)
15h45 A Marca do IV Centenário, mediação de Washington Fajardo (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade) | Debatedores: João de Souza Leite (Esdi/UERJ), Joaquim Redig (PUC-Rio) e Lucia Lippi (CPDOC/FGV)