Simplicidades (I): calçadão mais espaçoso em Ipanema
Os amigos do Simplicidades, que se propõem a pensar soluções criativas para o Rio, divulgaram a lista de 71 projetos de intervenção urbana. Destes, 20 serão selecionados com a ajuda do voto do público e por uma banca formada por professores das principais instituições de arquitetura e design da cidade para participar de uma exposição no […]
Os amigos do Simplicidades, que se propõem a pensar soluções criativas para o Rio, divulgaram a lista de 71 projetos de intervenção urbana. Destes, 20 serão selecionados com a ajuda do voto do público e por uma banca formada por professores das principais instituições de arquitetura e design da cidade para participar de uma exposição no Studio-X. Entre os projetos inscritos está o Orla tanquila do arquiteto Felipe Lacerda que recupera o tamanho antigo do calçadão de Ipanema, com a transferência da ciclovia para cima da areia, e também está um antigo sonho da requisitada arquiteta Bel Lobo e do livreiro Rui Campos, da Livraria da Travessa. Em parceria com o também arquiteto Marcos Bravo e o diplomata Luiz Fernando Panelli, a dupla propõe transformar parte do Jockey Club do Brasil num imenso parque ligando o Jardim Botânico à Lagoa Rodrigo de Freitas. Seria uma forma de reestabelecer em outros parâmetros a antiga comunicação que havia entre os dois cartões-postais, muito mais próximos antes dos aterros.
Aqui, a reativação do Mercado
Municipal, da Praça 15
Que entrem ou não em prática, este e os outros projetos chamam atenção para determinadas áreas da cidade que podemos desconhecer. Não imaginava que poderia existir um cenário de Serra Pelada em pleno Rio, numa pedreira desativada no Complexo do Alemão. A proposta apresentada para o imenso paredão seria transformá-lo em cenário para um belo anfiteatro que se juntaria a uma plataforma para saltos ornamentais e uma quadra esportiva.
No sábado, publico mais três projetos mais voltados para a recuperação da memória e do patrimônio. Não deixem de conhecer o Simplicidades.