Espetáculo “Tom na Fazenda” faz sessões em festival de Montreal
Texto do canadense Michel Marc Bouchard se consagrou como fenômeno no cenário teatral carioca
Depois de seis temporadas cariocas, que reuniram mais de 15 000 espectadores, Tom na Fazenda encerra um belo ciclo nesta semana: a convite do próprio dramaturgo, o canadense Michel Marc Bouchard, o espetáculo integra a programação do FTA – Festival TransAmériques, em Montreal, com apresentações de sexta (1º) a domingo (3). É a primeira vez que a peça, um fenômeno do cenário teatral, faz sessão fora do Brasil. “Estamos levando o Tom de volta para casa, para a terra do autor, de onde saiu para ganhar o mundo. Um privilégio máximo e a certeza de que a vida é uma grande aventura”, comemora Armando Babaioff, idealizador do projeto que se tornou um libelo contra o preconceito.
Peça Tom na Fazenda completa 1 ano em cartaz nos palcos cariocas
Com total entrega, Babaioff dá vida a um publicitário que viaja até a cidade natal de seu namorado, recém-falecido. Lá, descobre que os familiares não sabiam da homossexualidade do herdeiro nem da existência de um companheiro. Alimentado por intolerância, o conflito entre os personagens é inevitável, apoiado nas excelentes interpretações de Kelzy Ecard e Gustavo Vaz. Alívio para uma sessão que faz a plateia prender a respiração do início ao fim, Camila Nhary completa o entrosado elenco, dirigido por Rodrigo Portella.
Crítica: Visceral, peça “Tom na Fazenda” impressiona pela qualidade
No ano que vem, a montagem já está confirmada nos festivais de Avignon, na França, e Edimburgo, na Escócia. A boa notícia para os cariocas fica por conta de novas sessões por aqui. Exaltada com os Prêmios Shell, Cesgranrio e APTR nos últimos meses, a produção se apresenta no Teatro da UFF nos dias 16 e 17 de junho.