Cariocas elegem a marca de cerveja mais amada do Rio de Janeiro

Pesquisa realizada por VEJA RIO revela que a Heineken®, mais uma vez, é a preferida na cidade maravilhosa

Por Abril Branded Content
Atualizado em 15 mar 2024, 11h30 - Publicado em 15 mar 2024, 11h15
Heineken
 (Heineken/Divulgação)
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Sol, praia e cerveja bem gelada. Ah, os cariocas sabem o que é bom nessa vida. Mas para a curtição ser completa, a cerveja tem que ser a melhor, tem que ser Heineken®.

Não à toa, ela foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a marca de cerveja mais amada do Rio de Janeiro. 

“Ficamos muito felizes com esse reconhecimento por parte dos cariocas. A proximidade da marca Heineken® com o público do Rio de Janeiro vem sendo consolidada por meio de ações consistentes, como a parceria de longa data com o Rock in Rio, por exemplo, onde proporcionamos ao público a melhor experiência de consumo através da megaoperação de chope na Cidade do Rock. Parceria esta que permanece em 2024, para a edição história de 40 anos do festival, e garantimos trazer experiências ainda mais inovadoras para a cidade”, diz Beatrice Jordão, diretora de comunicação e branding da Heineken® no Brasil.

A relação da marca com a cidade maravilhosa é intensa e vem rendendo bons frutos. Só em 2023 a cervejaria holandesa realizou mais de 13 eventos no Rio de Janeiro, como os festivais MITA, Queremos! e Meca (Urca), que reuniram mais de 125 000 pessoas. 

A marca Heineken®, além da conhecida qualidade da receita e dos ingredientes, sempre mantém o foco em se conectar ao público e em seu poder de inovar. Essa combinação faz com que nós consigamos oferecer algo relevante e único aos consumidores cariocas e de todo o Brasil”, conta Beatrice. 

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O sabor de Heineken®, só a Heineken® tem

Entre os fatores que explicam tamanha personalidade estão a tradição, a simplicidade e a dedicação à produção. São 150 anos de legado, no qual sabor e qualidade são atributos inegociáveis. 

O rigor começa na escolha dos ingredientes. Para se ter uma ideia, em todos os lugares do mundo, a Heineken® utiliza os mesmos componentes 100% naturais: puro malte (livre de milho, arroz ou qualquer aditivo), lúpulo e água. 

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Quando a mistura atinge a temperatura certa, a singular levedura A é adicionada e tem início o processo natural de fermentação, no qual o açúcar é convertido em álcool e CO2. Aqui entra outro importante diferencial exclusivo da marca: o tanque horizontal, onde a levedura relaxa e se propaga livre de pressão e de maneira mais positiva. O resultado é o sabor equilibrado e único, tão característico da Heineken®. 

Desde a brassagem, passando pela fervura, fermentação e guarda, todas as etapas de produção são realizadas de forma criteriosa e controlada, para garantir uma cerveja de qualidade premium. 

E para assegurar a qualidade, um critério levado à risca: todos os meses a cerveja produzida no Brasil é enviada para a Holanda, onde passa por testes que garantem suas propriedades sensoriais e físico-químicas. 

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Esse processo é adotado por todos os países que produzem Heineken® no mundo. Mas vale ressaltar que o Brasil é considerado uma referência para a sede, que constantemente reconhece a operação nacional com prêmios anuais de qualidade. 

Outro sucesso absoluto por aqui é a Heineken® 0.0, versão zero álcool da cerveja mais vendida do Brasil em 2023, de acordo com dados da NielsenIQ. Segundo a apuração, realizada entre janeiro e dezembro do último ano, a marca ampliou em 5,3% sua presença nos lares brasileiros do país em comparação ao mesmo período de 2022.

Um crescimento para lá de expressivo se considerarmos que até 2020 a cerveja zero álcool era praticamente um nicho de mercado, e seguia em constante queda. Porém, com o lançamento da Heineken® 0.0, a tendência mudou drasticamente e a categoria voltou a se desenvolver com crescimento de duplo dígito.

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Heineken® e a sustentabilidade

Além de água, malte e lúpulo, a energia verde* também é um ingrediente fundamental para a produção da cerveja Heineken®, que desde 2020 utiliza energia renovável na produção das quatro cervejarias. 

Desde o lançamento da plataforma Green Your City, em 2021, a sustentabilidade é um tema central nas estratégias da companhia. Entre as iniciativas implementadas, em 2022 a marca deixou como legado, dentro do Parque Olímpico, uma microfloresta urbana de cerca de 1,2 quilômetro quadrado, com árvores nativas da região da Mata Atlântica. A ação, inédita, fez parte da meta de implantar microflorestas urbanas em 19 capitais brasileiras até 2030. Além disso, foram instaladas no local 206 placas fotovoltaicas, com capacidade de produzir 111 kWp, para abastecer as ativações da marca com energia verde* durante o Rock in Rio Brasil 2022. Após o festival, a instalação ficou de forma perene para o Parque Olímpico. 

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“E, reforçando o investimento da Heineken® na cidade que nos abraça tanto, em breve teremos um novo projeto com o Bondinho do Pão de Açúcar. Será dentro da plataforma Green Your City, fazendo da sustentabilidade seu ponto central, englobando experiências exclusivas em um dos pontos turísticos mais importantes da capital fluminense”, revela a diretora da companhia.

*Energia verde = energia renovável.

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