Circuito gastronômico de Stella Artois amplifica protagonismo feminino

Com menus 100% assinados por chefs mulheres, experiência Uncomfortable Food chega a cidades do Sul, Nordeste, Sudeste e Distrito Federal

Por Abril Branded Content
16 dez 2022, 13h13
Na foto, as chefs: Bela Gil, Kátia Barbosa, Cafira Foz, Andressa Cabral, Bel Coelho e Bruna Martins, embaixadoras do Juntas na Mesa
 (Na foto, as chefs: Bela Gil, Kátia Barbosa, Cafira Foz, Andressa Cabral, Bel Coelho e Bruna Martins, embaixadoras do Juntas na Mesa/Divulgação)
Continua após publicidade

Os desafios que as mulheres enfrentam na gastronomia receberam o olhar de Stella Artois, já conhecida pela proximidade da marca com o universo feminino. Em parceria com o Instituto Ipsos, a cerveja da Ambev lançou uma pesquisa* que, pela primeira vez, se dedicou a entender os obstáculos das mulheres nas cozinhas profissionais do Brasil e suas ambições. O resultado mostrou a necessidade de ações práticas que possibilitem mais protagonismo feminino e equidade de gênero em um segmento majoritariamente masculino, criando o movimento Juntas na Mesa.

Tirando a gastronomia da zona de conforto

A iniciativa deu lugar a uma experiência gastronômica: o Circuito Uncomfortable Food, que acontece até 1º de janeiro em restaurantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Salvador. A ação traz pratos feitos exclusivamente por chefs mulheres, que ressignificaram os desconfortos vividos no mercado da gastronomia em receitas reconfortantes e inspiradoras.

“O Uncomfortable Food é um menu para tirar a gastronomia da zona de conforto. A ideia é transformar em experiência gastronômica esse manifesto por uma gastronomia com mais protagonismo feminino”, explica Mariana Porto, diretora de marketing de Stella Artois.

Capitaneada pelas chefs embaixadoras do projeto Juntas na Mesa – Bela Gil, Bel Coelho, Kátia Barbosa, Andressa Cabral, Cafira Foz, Bruna Martins, Kalymaracaya Nogueira, Amanda Vasconcelos, Michele Crispim e Nara Amaral –, a experiência do Uncomfortable Food agora chega ao público em mais de 25 restaurantes pelo Brasil, desta vez com a criação de chefs locais e parceiras.

Continua após a publicidade

No Rio de Janeiro, entram na roda chefs como Ana Carolina Garcia (Càm O’n Thai Food), Bianca Barbosa (Kalango), Mariana Rezende (Bar da Frente), Monique Gabiatti (Belisco) e Sálua Bueno (Amélie Crêperie et Bistrot – unidades Barra Shopping, Gávea, Botafogo, Ipanema, Arnaldo Quintela, Shopping Leblon e Niterói).

Ações afirmativas para que chefs mulheres tenham visibilidade, acesso a crédito e formação

Stella Artois já tem voltado os holofotes para o tema, tendo apoiado o prêmio Comer & Beber, que contemplou, na cidade do Rio, a chef Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, como personalidade gastronômica do ano. A marca ainda participou da Feira dos Campeões de VEJA SÃO PAULO, fomentando a discussão sobre o assunto e convidando o público a brindar momentos especiais ao redor da mesa. 

Continua após a publicidade

“Incentivar uma mudança de pensamento e comportamento é o primeiro passo para que as mulheres na gastronomia sejam enxergadas, incluídas e respeitadas. O Juntas na Mesa é o início para fomentar uma transformação no mercado da gastronomia”, conta Mariana.

Mais acesso a crédito, formação e visibilidade do trabalho de chefs mulheres são algumas das ações que vêm sendo desenvolvidas pela marca, que está investindo 10 milhões de reais nessas frentes para ampliar o reconhecimento e o sucesso das mulheres na gastronomia. Para saber mais, basta acessar www.stellaartois.com.br/menu.

*Realizada pela Ipsos a pedido de Stella Artois, a pesquisa sobre equidade de gênero na gastronomia aconteceu durante o mês de agosto de 2022, abrangendo entrevistados em quatro blocos regionais do Brasil: Norte e Centro-Oeste (Belém, Brasília e Goiânia), Nordeste (Recife e Salvador), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e Sul (Curitiba e Porto Alegre). Para a etapa quantitativa da pesquisa, a margem de erro é de 4,4 p.p. O levantamento foi dividido em duas etapas, cada uma delas entrevistando 500 pessoas – na primeira fase, foram entrevistados homens e mulheres responsáveis por estabelecimentos de alimentação, enquanto na segunda fase foram entrevistadas apenas mulheres que trabalham na área da gastronomia, em cargos diversos, como proprietárias ou sócias, chefs e sous-chefs, cozinheiras e cozinheiras-chefe, auxiliares de cozinha, garçonetes, atendentes e operadoras de caixa. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.