Premiado restaurante Gajos D’Ouro se muda para casarão com novidades
Após o financiamento coletivo que mobilizou a clientela, português herdeiro do Antiquarius abre as portas com bar, lounge e dois salões
Casa nova para receitas consagradas de uma longa história, e algumas novidades no cardápio porque a mudança merece, assim como os fiéis clientes que contribuíram para a empreitada. Restaurante português que é bicampeão da categoria no Veja Rio COMER & BEBER, o Gajos d’Ouro acaba de inaugurar um novo capítulo na história dos 34 ex-funcionários do saudoso Antiquarius que novamente se reuniram em torno da gastronomia lusitana.
+ Novo beach club de Ipanema tem menu inspirado na cozinha mexicana moderna
Após uma eficaz estratégia de financiamento coletivo, onde clientes e amigos contribuíram com doações revertidas em consumo no novo endereço, o Gajos já está funcionando na casa de dois andares no número 31 da Rua Anibal de Mendonça, na quadra da praia, em Ipanema, com direito a bar, lounge, varanda e dois salões, além de uma bela adega aparente.
Na entrada há uma fonte decorativa de água com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, e o casarão ganhou detalhes em azulejos portugueses, esculturas, quadros e objetos de antiguidade. Da cozinha, são 14 os pratos que estreiam no novo endereço. Para iniciar, as portuguesinhas de cozido, em forma de empadinhas, oferecem o tradicional cozido português como petisco. Também entram em cena o carpaccio de salmão defumado, preparado com pêssego, endro e blinis de caviar; e o caldo de mariscos Vila Real, à base de vinho branco, azeite, alho, lula, vôngole, vieira e coentro, entre outras pedidas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Na ala dos principais, o Bacalhau à José Bonifácio é uma homenagem a Boni, o diretor de TV, um dos clientes mais festejados desde a época do Antiquarius. É preparado com postas de bacalhau em crosta de broa de milho e pistache, servido sobre queijo da Serra e purê de baroa trufado. Outra novidade é o pica-pau de atum, feito em cubos grelhados na manteiga queimada e amêndoas, servido com arroz de lima e favas. A série de pratos “históricos” permanece, a exemplo do arroz de pato (R$ 218,50 para duas pessoas).
Após a mudança para a nova casa, o endereço antigo do Gajos no edifício Ipanema Tower, na Rua Prudente de Moraes, não está mais funcionando.