Ninguém gosta de um chope aguado e cheio de espuma. Mas poucos sabem a importância dela para uma degustação bem-sucedida. Que tal aprender a tirar aquele chope esperto com quem entende do assunto?
Os convidados do camarote da Heineken no Rock in Rio 2017 contam com um show à parte diante do balcão: oito jovens e animados holandeses – cinco rapazes e três moças – servem o chope da marca aos convidados. Supervisor da turma na Heineken Experience, espaço interativo da cervejaria em Amsterdã, Jaap Kater, em sua quinta passagem pelo país, ensina sete dicas para tirar o chope perfeito.
1. A cerveja deve estar gelada. A temperatura ideal varia para cada tipo: cervejas do estilo american lager, como a Heineken, devem ser servidas entre 0 e 2 graus. Leves, de trigo, como uma witibier ou uma lambic, entre 2 e 5 graus. Exemplares mais complexos, como vienna, bock ou tripel, entre 8 e 12 graus. As mais encorpadas e alcoólicas, a exemplo das barley wine e stout, podem ser servidas de 12 a 16 graus.
2. Escolha o copo correto para cada estilo: as pilsen geralmente vão em tulipas, lagers no tradicional copo de chope de mesmo nome, escuras e IPAs vão bem em caldeiretas e por aí vai.
3. O copo em que o chope será servido deve estar bem limpo e não deve ser utilizado para outras bebidas, como refrigerante ou, especialmente, leite, que deixa gordura. Sujeiras como marca de batom e traços de outros líquidos podem interferir no sabor.
4. O líquido deve ser tirado com um único movimento da torneira, com o copo inclinado em um ângulo de 45 graus.
5. A espuma é extremamente importante e serve para proteger a bebida, para que nada entre ou saia, e promove uma experiência completa na degustação. Uma tradição da Heineken é cortar o excesso no copo com uma espátula, garantindo o colarinho perfeito.
6. Saboreie o chope em pequenos goles por debaixo da espuma, que deve permanecer intacta (ou quase) até o fim.
7. Sirva (e beba) o chope sempre com um sorriso: a bebida fica mais gostosa