Novo aplicativo ajudará cariocas a se prevenir das chuvas

Projeto do IPP monitorará em tempo real a quantidade de chuva derramada em diferentes regiões da cidade e dará dicas de locais de proteção emergencial próximos a áreas de risco

Por Cibele Reschke
Atualizado em 5 dez 2016, 12h18 - Publicado em 20 mar 2015, 20h02
ipanemachuva.jpg
Chuva: cidade em estágio de mobilização (Redação Veja rio/Reprodução)
Continua após publicidade

Um novo aplicativo capitaneado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) promete ajudar na prevenção de desastres relacionados a tempestades, já que sua tecnologia permitirá a visualização em tempo real da intensidade das chuvas que ocorrerem na cidade do Rio de Janeiro, apuradas pelos pluviômetros do sistema Alerta Rio, projeto Fundação Instituto de Geotécnica (GeoRio).

+ Dez aplicativos de previsão do tempo

O Mapa Digital do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário vai entrar em funcionamento no próximo domingo (22), dia em que se comemora o dia mundial da água, comemorado desde 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Através do recurso, também será possível acessar o histórico de chuvas de acordo com a estação do ano, o acumulado mensal ou anual, além de registros históricos e o volume de precipitações por ano.

Áreas de risco também podem ser monitoradas pela ferramenta, que terá acoplado o sistema de sirenes e alarmes comunitários, iniciativa da subsecretaria de defesa civil. O serviço mostra os pontos em que os moradores de regiões arriscadas podem se alojar caso necessário. Para conhecer o mapa, basta acessar o site https://portalgeo.rio. rj.gov.br/Mapa_Digital_Rio/MapaDeChuva.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.