Para comemorar a décima edição de uma das mais importantes feiras de arte contemporânea do mundo, a ArtRio – cujo preview começa nesta quarta (14) – decidiu manter a programação presencial, na Marina da Glória, ao mesmo tempo em que palestras e debates serão transmitidos pela internet.
+ Mostra celebra encontro entre Neville D’Almeida e Helio Oiticica
“Em 2020 comemoramos dez anos de ArtRio. As mudanças foram tão intensas que eu me sinto inaugurando um novo ciclo. Foi uma reinvenção, ainda bem, porque se eu não tivesse tomado a decisão de manter a feira, acho que estaria agora com dor de cotovelo”, conta Brenda Valansi, criadora da feira.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Este ano, são 35 galerias participantes – menos da metade do registrado em 2019 -, divididas entre os programas Panorama, que engloba estabelecimentos voltados para o mercado de arte moderna e contemporânea, e Vista, que reúne galerias com até dez anos de existência e projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.
A quantidade de visitantes no espaço foi limitada, assim como o tempo de permanência no local. Na Marina da Glória também acontece um programa de videoarte, com curadoria de Victor Gorgulho.
+ Grátis: galeria em Ipanema reabre com provocações sobre o futuro
Paralelamente, há transmissão on-line de palestras, debates e conversas com artistas.
+ Rio Montreux Jazz Festival terá edição on-line
Livre. Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique, sem número, Aterro do Flamengo. Sexta (16) e sábado (17), 13h/21h. Domingo (18), 12h/20. R$ 100,00. Ingressos no artrio.com.