Já parou para pensar qual impressão os estrangeiros têm do Rio quando decidem vir para cá? E como foi construída a imagem de Cidade Maravilhosa no exterior? A partir desta terça (17), os cariocas poderão entender melhor sobre estes assuntos no Museu Histórico Nacional, ao visitar a exposição Rio de Janeiro como Destino – Cartazes de viagem, 1910-1970 Coleção Berardo. A mostra, que fica em cartaz até o dia 17 de janeiro de 2016, traz 40 cartazes turísticos que mostram como os atrativos do Rio eram vendidos pelas companhias marítimas e aéreas ao longo do século XX, fazendo com que a cidade funcionasse como a porta de entrada da América Latina para os viajantes que vinham da Europa e dos Estados Unidos.
+ Confira outras mostras em cartaz na cidade
A coleção, que levou 40 anos para ser reunida, conta com cartazes encontrados em cidades como Paris, Londres e Nova York. Para conquistar cada vez mais novos turistas, as companhias de viagem contratavam artistas que pintavam as paisagens paradisíacas em cartazes convidativos, divulgados mundo afora.
A abertura da exposição é marcada ainda pelo seminário História, Viagem e Turismo, nesta segunda (16) e terça (17), com a presença de especialistas como o escritor Ruy Castro e Alastair Duncan, autor de mais de 30 livros sobre Art Nouveau e Art Déco.