Jardim no Mar: atração do Jardim Botânico é dedicada à flora marinha
Evento realizado entre 27 de março a 2 de abril contará com oficinas, visitas guiadas, peça infantil, distribuição de livros e mais atividades
A partir deste domingo (27) até o dia 2 de abril, o Jardim Botânico do Rio (Rua Jardim Botânico, 1008) terá uma programação dedicada aos ecossistemas marinhos. Durante a Semana do Sistema Costeiro-Marinho: o Jardim no Mar, evento que faz parte de um programa do JBRJ sobre os biomas brasileiros, o público poderá conhecer os organismos que vivem nos oceanos, suas interações com as regiões costeiras e como a ação humana impacta esses ambientes.
+ É de graça: Cidade das Artes realiza visitas guiadas para os pequenos
O evento também busca divulgar a Década do Oceano (2021 a 2030), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar ações de conservação e o uso sustentável dos mares e dos recursos marinhos, com base nos conhecimentos científicos.
Uma das atrações será uma exposição de imagens e materiais relacionados às pesquisas em ciência oceânica do Jardim Botânico, que há quatro décadas contribui para este campo. Abrigada no Museu do Meio Ambiente, a mostra será dividida por temas como “Recifes da Foz do Amazonas”, “Banco dos Abrolhos: o maior complexo coralíneo do Atlântico Sul”, “Projeto Ilhas do Rio” e “Poluição no ambiente marinho”.
Será exposto no local também um aquário de água salgada com 100 litros, onde os visitantes poderão observar algas e rodolitos (organismos vivos que se assemelham a pedras).
De domingo a sábado, haverá visitas guiadas na Restinga no Jardim Botânico. Com mais de 100 metros cúbicos de areia para receber as plantas, o espaço reproduz um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil, formado por vegetações costeiras presentes em cerca de 80% do litoral do país.
+ Histórias clássicas ganham espetáculos infantis no CCBB e no Oi Futuro
A agenda de atividades também conta com oficina de extração de algas, jogos educativos, lançamento da animação “Marulhada” pelo Projeto Ilhas do Rio, distribuição de livros sobre a restinga e espetáculo para a criançada sobre o impacto do lixo nos mares.
Já no campo gastronômico, o menu do restaurante Green Garden neste período será dedicado aos pratos com sabor de mar. Será servido suflê de peixe tambaqui com salada tropical de entrada, além de risoto de frutos do mar flambado ao vinho do porto e caponata de manga com gengibre e hortelã de sobremesa para finalizar.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Veja a programação completa:
– Exposição – Museu do meio ambiente. Seg. a sex., 9h30/12h30 (segunda a sexta); sáb. e dom., 10h/15h30.
– Oficina de extração de produtos de algas – Museu do meio ambiente. Seg. a sex., 9h30/12h30 (segunda a sexta); sáb. e dom., 10h/15h30.
– Jogos Educativos com Serviço de Educação Ambiental – SEA. Será realizado um jogo da memória sobre o ambiente marinho e oficina “Aprendendo com o fundo do mar”, para crianças de 4 a 8 anos. Haverá distribuição de cartilha educativa com informações sobre o sistema costeiro-marinho. Laboratório Didático do Museu do Meio Ambiente. Seg. a sex., 9h/16h.
– Peça de teatro “A Batalha da Natureza” – A plateia aprenderá sobre o impacto do lixo no meio ambiente e como ele vai parar nas ilhas em pleno mar. Haverá distribuição de livros infantis sobre o tema. Museu do Meio Ambiente. Dom (27). e sáb (2º)., 10h e 14h.
– Lançamento da animação “Marulhada” – Criada pelo Projeto Ilhas do Rio série conta as aventuras de uma baleia jubarte adolescente em sua primeira viagem desde a região sub-Antártica até águas mais quentes, acompanhada de seus amigos: o polvo Mol, o cavalo-marinho Marinho e a fragata Fraga. Museu do Meio Ambiente. Dom (27). 11h; sáb (2º), 11h e 15h.
– Visita guiada à Restinga do JBRJ – Todos os dias, 10h e 14h. Ponto de encontro Centro de Visitantes. Vagas: 20 pessoas por horário Agendamento: 21 3874.1808/ 21 3874.1214 ou email cvis@jbrj.gov.br Há cobrança de ingresso para entrada no Arboreto.
– Distribuição de livros – Visitantes receberão exemplares gratuitos do livro “Restinga de Massambaba: vegetação, flora, propagação, usos”, distribuídos em diferentes pontos no Canteiro da Restinga. Qui (31)., a partir de 9h.