Jardim Botânico reabre estufa de plantas carnívoras após reforma

Outra novidade a ser inaugurada nesta quinta (29) é o Banco de Chopin, que toca quatro obras do renomado compositor polonês

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 dez 2022, 15h05 - Publicado em 28 dez 2022, 15h05
Monumento do Jardim Botânico
Jardim Botânico: parque inaugura novas atrações (Alexandre Macieira / Riotur/Reprodução)
Continua após publicidade

O fim do ano chega com novidades no Jardim Botânico do Rio, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. Após passar por uma reforma completa, a Estufa das Plantas Carnívoras será reaberta ao público nesta quinta (29).

+ Em cartaz no MAR, Um Defeito de Cor é eleita a melhor exposição do ano

O espaço que abriga plantas que atraem, capturam e digerem pequenos animais, principalmente insetos, ganhou novos vidros e um novo sistema de irrigação, entre outras melhorias. A estrutura em ferro e do piso está de cara nova e a coleção de plantas também foi renovada.

Será possível observar espécies do gênero Drosera, de manchas avermelhadas, que prendem os insetos numa substância chamada mucilagem; Nephentes, que chama atenção por seus característicos “jarros”; além das dioneias, cujas folhas se assemelham a pequenas bocas com dentes afiados.

Dioneia_foto_Claudia Lopes JBRJ
Dioneia: folhas parecem pequenos dentes de uma boca (Claudia Lopes/JBRJ/Divulgação)
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A reabertura da estufa ocorrerá junto à inauguração do Banco de Chopin, dado ao JBRJ pela Embaixada da Polônia como homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil. Nele, o visitante poderá sentar e apreciar a paisagem do jardim enquanto escuta quatro peças clássicas de Fryderyc Chopin (1810-1849), um dos mais importantes músicos de todos os tempos.

Para curtir a experiência, é necessário acionar um botão que faz tocar as faixas: Polonaise em Lá Maior, Op. 40 nº 1; Prelúdio em Ré B Maior, Op. 28 nº 15; Mazurca em Sol menor, Op. 24 nº 2 e Valsa em Ré B Maior, Op. 64 nº 1. Segundo a embaixada polonesa, a instalação do banco musical ao ar livre segue experiências similares bem sucedidas no país. A ideia é tornar mais acessível o conhecimento sobre F. Chopin e sua obra aos moradores e turistas do Rio, além de destacar a presença polonesa na cidade.

Continua após a publicidade
Foto mostra banco que homenageia o compositor Chopin
Banco de Chopin: presente da Embaixada da Polônica ao JBRJ (Claudia Lopes/JBRJ/Divulgação)

Vale lembrar que o Jardim Botânico estará de portas abertas no dia 31 de dezembro, das 8h às 14h. No dia 1º, o espaço estará fechado. O funcionamento será normal nos demais dias, das 8h às 17h.

Rua Jardim Botânico, 1008. 21) 2874-1808 e (21) 3874-1214. Inauguração do Banco de Chopin e Reabertura da Estufa das Plantas Carnívoras: 29/12, 14h. R$ 17,00 a R$ 67,00. Ingressos pelo jbrj.eleventickets.com

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.