Continua após publicidade

Pré-Flip antecipa debates sobre Hilda Hilst no Rio

Evento é realizado no Sesc no Flamengo

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jun 2018, 14h26
FLIP
 (FLIP/Divulgação)
Continua após publicidade

As discussões e homenagens à escritora Hilda Hilst na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2018 terão uma prévia nesta quinta (28) e sexta (29) no Rio. O evento terá entrada franca e acontece na sede do Sesc no Flamengo (Rua Marques de Abrantes, 99), na zona sul do Rio de Janeiro.

A Flip está marcada para 25 a 29 de julho e homenageará a escritora paulista por sua obra na poesia, ficção, crônica e dramaturgia. Hilda é considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do Século 20 e publicou livros aclamados como A Obscena Senhora D.

A programação começa às 15h com um debate sobre o lugar que a escritora ocupou em sua época, quando sua obra circulava em meios mais restritos, e o lugar que ocupa hoje, com maior popularidade na internet e saraus. A curadora da Flip, Josélia Aguiar, será a mediadora da mesa, que terá como participantes os escritores Italo Moriconi  e ensaísta Eucanaã Ferraz.

Em entrevista ao programa Arte Clube, da Rádio MEC, a curadora da Flip disse que os debates vão ser um aquecimento para a Flip, reunindo escritores e pesquisadores que se debruçam sobre a obra da autora.

“É interessante perceber como alguns autores de uma determinada época não são tão populares e reconhecidos, e, com o tempo, surge uma nova época que é capaz de apreciá-los e absorvê-los. Hoje ela tem muito mais leitores que ela tinha quando estava viva”, avalia Josélia. “Hilda estava à frente de seu tempo e talvez tenha chegado o tempo da Hilda agora”.

Continua após a publicidade

Das 17h às 17h30, dois amigos da escritora paulista contam sobre sua rotina na Casa do Sol, chácara em que ela morava em São Paulo. Mariana Filgueiras media a mesa, que recebe o escritor Jurandy Valença e a artista plástica Olga Bilenky.

Na sexta-feira, nos mesmos horários, serão realizadas mais duas mesas, discutindo temas que ela abordava e seu papel como autora mulher que desafiou limites da época.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.