Continua após publicidade

É tudo de graça: os programas para curtir no fim de semana

Toda sexta no site de VEJA RIO é possível conferir um roteiro com dicas de programas, shows, peças, mostras, entre outros, com entrada na faixa

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2022, 11h38 - Publicado em 21 out 2022, 18h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com o fim de semana chegando, todo mundo quer saber: o que tem para fazer de bom e de graça na cidade? VEJA RIO reuniu as melhores atrações do fim de semana com entrada 0800. Confira:

    Espaço Cultural Arte Sesc

    Situado no Flamengo, o espaço passa a contar com uma programação recheada diversas linguagens artísticas a partir deste fim de semana. Neste sábado (22), entre 12h e 19h, o público poderá participar de visitas mediadas à exposição Abstrações, com 19 obras de mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas. Haverá também um laboratório de atividades relacionados ao tema da mostra às 16h. No pátio, o grupo Churumello Circus faz uma performance com música, palhaçaria e bolhas de sabão gigantes às 14h. Para o público infantil, haverá sessões das 15h às 16h dos curtas-metragens brasileiros As Aventuras de Pety, de Anahí Borges; O Menino e o Ovo, de Juliana Capilé; e Vento Viajante, de Beatriz Lindenberg. O encerramento do cineminha será às 17h, com a exibição do longa de animação francês Asterix e o Segredo da Poção Mágica, de Louis Clichy e Alexandre Astier. Os ingressos gratuitos devem ser retirados 1h antes do início da atividade.

    Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo. Sáb. (22), 12h/18h30. Grátis.

    Feira Tiradentes Cultural

    O Pantanal será o tema da edição especial da Feira Tiradentes Cultural neste sábado (22). O evento faz parte da Semana Pantaneira no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), que desde o dia 18 tem proporcionado uma programação gratuita sobre o Centro-Oeste do país. A ação é uma das atividades paralelas da mostra em cartaz Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal. A programação inclui um “Encontro de Mestres Populares do Pantanal: Memórias e Vivências”, com Sebastião de Souza Brandão (MS), Alcides Ribeiro e Grupo de Cururu de Santo Antônio do Leverger (MT), às 14h; uma imersão gastronômica regional com o Instituto Paulo Machado, às 15h30; atividades para o público infantil com o Crab Educativo, às 16h; e apresentações musicais a partir da 17h.

    Praça Tiradentes, 69/71, Centro. Sáb. (22), a partir das 14h. Grátis.

    Itinerante da 34ª Bienal de São Paulo

    Obra no formato de um cone com uma espécie de manto de penas vermelhas e uma máscara preta na altura do rosto.
    Daiara Tukano: obra Espelho da Vida está na mostra (Levi Fanan - Fundação Bienal de São Paulo/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A exposição itinerante da 34ª Bienal de São Paulo chega ao Museu de Arte do Rio (MAR) neste sábado (22), com entrada gratuita no dia de abertura. Faz Escuro Mas Eu Canto reúne trabalhos de treze artistas de oito países, feitos em diferentes épocas e contextos. São obras selecionadas a partir do enunciado Os Retratos de Frederick Douglass. Grande líder abolicionista dos Estados Unidos, Douglass é considerado o pai do movimento pelos direitos civis no país. Confira mais detalhes aqui.

    Cine Concerto Animado

    Nove animações de curtas do Anima Mundi, com curadoria de Marcos Magalhães, serão exibidas gratuitamente neste sábado (22), na Pavuna, acompanhados ao vivo com a percussão de Lan Lanh e da guitarra baiana e bandolim de Armandinho Macêdo. A programação ocupa a Arena Carioca Jovelina Pérola a partir das 16h.

    Arena Carioca Jovelina Pérola Negra. Praça Ênio, s/n, Pavuna. Sáb. (22), 16h. Grátis. 

    Hacktudo

    Ilustração com fundo preto e desenhos em laser verde
    Pupila Dilatada: obra imersiva do coletivo estará no Hacktudo – (Hacktudo/Divulgação)

    O festival de cultura digital Hacktudo leva ao Museu de Arte Moderna (MAM), neste sábado (22) e domingo (23), atrações gratuitas como batalha de robôs com partidas de hockey, corridas de drones e simuladores, entre outras. A programação ainda inclui invenções artísticas e tecnológicas da cultura maker; laboratório de oficinas criativas, exibição de filmes e animações para o público infantojuvenil; parede de escalada que simula uma placa-mãe, jogos e exposições imersivas e em realidade virtual, e oficinas dedicadas às meninas e mulheres. Confira mais detalhes aqui.

    Continua após a publicidade

    Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL)

    Até 6 de novembro, a edição de 2022 do FIL ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e a Livraria da Travessa com atrações como espetáculos, performance, instalação e exposição. Neste sábado (22), o evento reúne no palco dois trabalhos voltados ao público jovem, TÉKHNE e 5#CALLS, misturando dança, tecnologia e artes digitais. A programação completa está no site do evento: https://www.fil.art.br.

    Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, Centro. Sáb., 16h. Grátis

    3º Festival Interações Acrobáticas

    Uma mulher está de pé sobre as mãos de um homem em uma apresentação de acrobacia.
    Festival Interações Acrobáticas: chega à Praça Mauá – (Tomáš Hudolin/Divulgação)

    O evento gratuito reúne artistas acrobáticos que transitam entre a dança contemporânea, o hip hop, o krump, o voguing, a capoeira, o breaking e o circo. Neste sábado (22) e no domingo (23), o festival leva à Praça Mauá os espetáculos Maiador (Cia. Delá Praká) e Magote (Grupo Monjuá), respectivamente. As apresentações terão intérprete de Libras.

    Praça Mauá s/n, Centro. Sáb. e dom., 16h. Grátis.

    Continua após a publicidade

    O Círculo de Giz

    Foto mostra atores de espetáculo infantil no palco
    O Círculo de Giz: apresentado pela Companhia Ensaio Aberto no Armazém da Utopia (Thiago Gouvea/Divulgação)

    Primeiro espetáculo infanto-juvenil Companhia Ensaio Aberto, que comemora 30 anos de existência, O Círculo de Giz é uma livre adaptação da obra homônima de Bertolt Brecht, com direção e dramaturgia de João Batista. A obra original é inspirada numa lenda chinesa, na qual um juiz decide colocar uma criança dentro de um círculo traçado no chão com giz para que as duas mulheres que disputam a maternidade puxem o menino ao mesmo tempo – quem conseguir levar o menino para perto de si será a verdadeira mãe. No palco, a história é contada com uma mistura de teatro, música, dança e acrobacia. 

    Armazém da Utopia. Armazém 6, Gamboa. Sáb. e dom., 16h. Grátis. Até 27 de novembro (exceto 29 e 30/10 e 12 e 13/11).

    Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros

    Feita em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Instituto Moreira Salles, a exposição sobre a autora mineira está em cartaz na Arena Carioca Fernando Torres, no portão 4 do Parque Madureira Mestre Monarco. Com curadoria do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto, a exposição explora a trajetória e a produção literária da escritora e multiartista, internacionalmente conhecida com o seu livro Quarto de Despejo, de agosto de 1960. Na parte externa da arena, o público também pode atravessar uma instalação inédita de Hélio Oiticica, feita em homenagem ao músico Jards Macalé.

    Arena Carioca Fernando Torres. Rua Bernardino de Andrade, 200. Parque Madureira, Portão 4. Ter. a dom., 9h/18h. Grátis.

    Continua após a publicidade

    O Circo Chegou!

    O Circo Chegou!
    O Circo, de Adalton Fernandes Lopes: setenta conjuntos do artista estão na mostra – (Museu do Pontal/Divulgação)

    No Museu do Pontal, a exposição O Circo Chegou! reúne setenta conjuntos de peças em torno da obra O Circo, de Adalton Fernandes Lopes (1938-2005), de Niterói, que traz 100 personagens em movimento. Trabalhos de outros dezessete artistas populares são apresentados, além de fotografias que capturam o universo mágico do circo, de nomes como o francês Pierre Verger e o carioca Ratão Diniz. O público ainda pode ver no museu um recorte da Ocupação Benjamim de Oliveira, exposição do Itaú Cultural que apresenta a vida e a obra do primeiro palhaço negro do Brasil.

    Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra (ao lado do condomínio Alphaville Residências). Qui. a dom., 10h/18h (encerramento às 17h30). Ingressos gratuitos ou com contribuição voluntária pelo link: https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/. Até março de 2023.

    Ningyõ Arte e Beleza da Boneca Japonesa

    Ningy Arte e Beleza da Boneca Japonesa
    Boneca japonesa: mostra traz obras que exploram a arte e a beleza do objeto (./Divulgação)

    A beleza e a os significados da boneca japonesa, chamada de “ningyõ”, é o foco desta mostra em cartaz na Cidade das Artes. Nela são expostas obras que retratam a delicadeza do brinquedo e mostram seus diferentes aspectos. Apresentada pelo Consulado Geral do Japão no Rio, a mostra ainda promove oficinas de origami e mangá para o público. Saiba mais aqui.

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 39,96/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.