O Rio de Janeiro e Niterói recebem, da segunda (4) ao domingo (10), o 20º Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU). A mostra traz um panorama da produção audiovisual em curta-metragem de estudantes de universidades e de escolas de Cinema de todo o Brasil. Na maratona, o público poderá conferir 81 filmes.
Cannes no Rio
A maratona de filmes contará com a exibição de produções que já representaram o Brasil no Festival de Cannes. O foco das sessões de Abertura e de Encerramento – Presença Universitária em Cannes, serão os curtas que participaram da Cinéfondation, a mostra dedicada aos filmes de escola no festival francês. Eduardo Valente, primeiro aluno-realizador brasileiro a vencer a competição da Cinéfondation, em 2002, estará no FBCU com o curta Um Sol Alaranjado. Este ano, Eduardo Brandão Pinto, que faz parte do festival, também foi selecionado, com Vazio do Lado de Fora.
Festival Brasileiro de Cinema Universitário. De 4 a 10 de setembro. Grátis. Confira a programação e os endereços das exibições aqui.