Ainda vivendo o êxtase causado pelo show de Madonna na Praia de Copacabana, à espera da edição comemorativa de 40 anos do Rock in Rio e com o calendário abarrotado de eventos culturais, o Rio vem se consolidando como potência do entretenimento.
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Um estudo do Visit Rio Bureau, fundação cujo objetivo é fomentar o turismo na cidade, estima que somente as trinta atrações nacionais e internacionais já confirmadas para a Farmasi Arena (antiga Jeunesse Arena) até dezembro devem injetar R$ 330 milhões na economia.
O montante se baseia em gastos com hospedagem, alimentação, transporte, compras pessoais e turismo impulsionados por shows de estrelas como Caetano Veloso & Maria Bethânia, que ocuparão a casa em dois fins de semana em agosto, Eric Clapton, que toca por lá em setembro, e Niall Horan, que aporta na arena no mesmo mês.
A casa de espetáculos estima receber cerca de 400 mil pessoas ao longo de 2024. Em junho, o Cirque du Soleil aterrissa na arena com o espetáculo Crystal, com acrobacias no gelo. Além disso, o espaço será palco de competições do UFC, do jogo Counter Strike e da final da maior competição de breaking 1×1 do mundo, o Red Bull BC One em dezembro.
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A cada evento, de acordo com a GL Events, que administra o local, são contratadas diretamente cerca de mil pessoas em diferentes áreas. Com estrutura versátil, que inclui arquibancadas retráteis em 360 graus, a arena oferece dezenas de configurações para a realização de diferentes tipos de evento, recebendo até 18000 pessoas a cada dia.
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E há vida além da arena: o Qualistage, no Via Parque, também vem caprichando numa programação que mistura música nacional e internacional e grandes shows de comédia. Já o Rock in Rio promete bater o recorde de arrecadação de 2022, que foi de R$ 2 bilhões para a cidade. O festival será de 13 a 22 de setembro.