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Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

As estratégias do mercado para concorrer com as academias de baixo custo

Agendamento de horário, limite de matriculados e funcionamento 24 horas são algumas das apostas

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28 mar 2025, 11h51
Como as academias estão buscando atrair novos alunos
Como as academias estão buscando atrair novos alunos (Andrea Piacquadio/Pexels)
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A chegada da Smart Fit em 2009 revolucionou o mercado de academias. A proposta de oferecer um preço mais acessível mas mantendo equipamentos de renome atraiu muita gente. Mais de quinze anos depois o mercado fitness se reinventou na busca de atrair esse público que acabou migrando para as academias de baixo custo.

Sem necessariamente disputar o aluno pelo valor da mensalidade, algumas redes de academia procuraram oferecer experiências diferentes para atrair os descontentes com alguns obstáculos causados pelo boom nos espaços mais acessíveis. No planejamento buscar o diferencial foi fundamental para se posicionar num mercado cada vez mais competitivo.

A quantidade excessiva de alunos em horários de pico virou meme nas redes sociais. Na vida real muita gente acabou procurando outras alternativas para conseguir fazer seu treino sem disputar espaço com tanta gente. Limite de matriculados e agendamento de horário são as apostas da Silva Gym, que acredita que um serviço mais premium vai atrair os que preferem voltar a pagar mais e garantir uma academia menos cheia. “A Silva Gym esta criando um novo mercado, para os clientes que não aguentam mais sofrer as dores de outras redes e preferem investir um pouco a mais em conforto e qualidade”, explica Rafael Silva, sócio-fundador.

Uma maneira de conseguir malhar com mais tranquilidade é também evitar os horários de pico. Por isso, funcionar 24 horas é a maneira que a Academia Gaviões encontrou para atrair os clientes. “O funcionamento 24 horas foi um grande diferencial desde sua implementação e continua sendo um atrativo importante para os alunos que possuem rotinas variadas e precisam de flexibilidade para treinar”, comenta Priscila Aguiar, CEO da empresa.

A própria Smart Fit se movimentou e inclui aulas em grupo de Fit Dance, Smart Bike, entre outras para não perder os alunos que gostam de se exercitar dessa maneira. “Entendemos que é positivo que boa parte do mercado se mova nessa direção de democratizar o fitness de alto padrão para entregar experiências cada vez melhores aos usuários”, respondeu em nota a assessoria de imprensa.

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