Nesta era em que surgem cada vez mais remédios alopáticos para ajudar no emagrecimento, um produto natural anda ganhando popularidade como alternativa mais barata. Encontrado na semente da Plantago ovata, o psyllium vem sendo usado como espessante alimentar, que aumenta a saciedade, com efeito parecido ao dos fármacos. A nutricionista Andrea Santa Rosa falou a VEJA RIO sobre o assunto:
+ O que tem e quanto custa malhar na The Simple Gym, aberta em Botafogo
Quais são os benefícios do psyllium? Essa fibra solúvel ajuda na redução da absorção do colesterol, na diminuição da glicose sanguínea e na sensação de saciedade. Isso sem falar na melhora do fluxo intestinal, para quem sofre de constipação.
+ Stand-up paddle ao nascer do sol vira moda e atrai turistas ao Posto 6
Há algum perigo? A indicação são duas colheres de sopa por dia, mas o ideal é começar com quantidades pequenas, para ver como o corpo responde. Algumas pessoas podem ter gases ou sentir inchaço.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Como deve ser consumido? Para emagrecimento ou controle de glicose e colesterol, antes das refeições. Como prebiótico, para as bactérias do intestino, em qualquer horário. Sem esquecer do consumo de água ao longo do dia, para não causar efeito contrário.